sexta-feira, 5 de março de 2010

REFLEXÃO CRÍTICA INDIVIDUAL SOBRE AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO CONTEXTO PROFISSONAL

Na actualidade, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Quem não tiver conhecimento das novas tecnologias de informação e comunicação (tic), não consegue integrar-se nesse mundo tão disputado. Pois, todas as empresas, hoje em dia, têm o seu serviço computadorizado.
Durante a formação, já aprendi a fazer um curriculum vitae europass, uma carta de apresentação e a responder a anúncios de emprego. Considero que estas aprendizagens ser-me-ão úteis no futuro, para arranjar um trabalho.
Nas minhas anteriores ocupações, lidei com as novas tecnologias do seguinte modo: no café, onde trabalhei, tinha a caixa registadora, onde fazia contas e fazia a caixa à noite. Para além disso, tinha DVD, televisão aparelho de som e máquina de flippers. Depois trabalhei numa escola, onde tirava fotocópias e trabalhava com a impressora.
Após ter tido as experiências que tive nestes trabalhos, senti-me mais motivada e com mais conhecimento das tic, o que me veio ajudar muito pessoalmente e contribuiu para me sentir mais preparada para o futuro, que me espera.
Hoje em dia, todos os trabalhos estão mais apoiados com as novas tecnologias. São uma ajuda nas empresas com arquivos e informação contida que ocuparia imensos espaços e contribuiria para a desorganização.
É só nos lembrarmos como era antigamente em certos sítios públicos como tribunal, segurança social…
Eram aglomerados de papel com informação contida e para procurar essa mesma informação levava imenso tempo. Hoje, através de um clique toda a informação fica logo acessível e com outra qualidade.
Concluindo, as novas tecnologias estão enraizados no mundo de uma forma resistente. São uma ajuda preciosa no mundo exigente que temos hoje. Sem elas parávamos no tempo e certos desafios com que somos confrontados no nosso dia-a-dia seriam impensáveis de serem resolvidos.

1 comentário: