terça-feira, 9 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS NO MEU QUOTIDIANO



Nesta área de competência, foi-me pedido que elaborasse uma reflexão sobre influência das novas tecnologias no meu quotidiano
Eu não consigo imaginar a minha vida sem ter acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente o computador e o telemóvel. São a minha companhia e com eles estou sempre actualizada. Por tanto gostar destas tecnologias, utilizo-as com a maior das facilidades.
Com o telemóvel, comunico com todas as pessoas de quem gosto e do meu meio de amizades, leio mensagens, mando mensagens, tiro fotografia, utilizo a calculadora e tenho acesso à internet.
O computador para mim é uma novidade, mas nem por isso é menos fascinante. Fico envolvida com aquilo que posso fazer com ele: as minhas reflexões e pesquisas para os trabalhos que me são propostos pelos formadores. Para além disso, possuo o Messenger, onde comunico com os meus amigos, pesquiso na internet para ter acesso às informações mais rápido, faço trabalhos através de PowerPoint e Word. Também criei uma conta no hi5, onde tenho oportunidade de conhecer pessoas de várias partes do mundo e raças, faço downloads de músicas e imagens fotográficas, pesquiso notícias e todas as novidades que posso lá encontrar.


Estas duas tecnologias fazem parte da minha diversão diária.
Mas para além disso, neste curso estou a utilizar o computador cada vez mais para obter mais qualificações, no que diz respeito a esta área de termalismo. Sinto essa necessidade, para que o amanhã seja mais facilitado num futuro trabalho, já que hoje nada se faz sem ajuda desse utensílio que facilita o mundo em espaço e em memória.
Quanto à televisão, não há canto nenhum da casa onde ela não esteja instalada. Faz parte da família. Serve para ouvirmos notícias, debates e entre outras coisas que me fazem estar actualizada.
Também utilizo o rádio diariamente no meu carro ou em casa. Ouço músicas, passatempos e notícias.
Concluindo, no meu entender, o mundo já não pode viver sem estas tecnologias. Elas ligam-no para o bem e para o mal, mas temos que ter consciência como usá-las e ensinar os nossos descendentes a saber também, para que eles amanhã notem que é um bem essencial e que o utilizem apenas para o bem e não para a negligência.

sexta-feira, 5 de março de 2010

VISITA Às TERMAS S.VICENTE PALACE HOTEL E SPA

No dia 23 de Fevereiro realizamos uma visita guiada as termas de S. Vicente Palace Hotel e Spa. Durante a visita fomos acompanhados por um fisioterapeuta e uma técnica, que nos mostraram as instalações e explicaram os tratamentos efectuados.
As termas são divididas por três pisos em que no piso 0 é a zona da recepção e do Spa. O Spa é constituído pela sauna, banho turco, duches bitérmicos ou contraste, balneários e sala VIP. A salaVip tem como objectivo proporcionar o bem-estar de duas pessoas em simultâneo. Esta sala é constituída por uma banheira de hidromassagem dupla, aromaterapia, música ambiente, tecto iluminado com doze cores diferentes (aromoterapia) em que se aliam as massagem com efeito relaxante.
A piscina é outro dos pontos atractivos, em que o aquísta pode desfrutar de um bom relaxamento, obtendo vários tratamentos tais como pescoço de cisne, o leque, a cascata, o banco e as camas com aerobanho, o corredor de marcha, jacuzzi e jactos sequenciais.
Em seguida passamos para o piso 1 onde observamos a nascente de água termal sulfurosa a 19º C e depois é aquecida à temperatura de 39º C a 42ºC. Neste mesmo piso tivemos acesso a algumas salas de tratamento, como a sala do duche cachão e agulheta, duche vichy, vapores à coluna e aos membros, banheiras de hidromassagem (hidromassagem, hidromassagem com bolhas de ar e imersão simples) em que todos esses tratamentos são realizados com a prescrição médica.
Por fim no terceiro piso visitamos a sala de repouso onde os aquístas se refugiam um pouco depois de fazermos seu tratamento para evitarem as grandes variações de temperatura. Neste piso também existem as salas de Otorrinolaringologia (ORL) realizando-se quatro tipos de tratamentos que são o aerossol, a nebulização, pulverização nasal e bucal e a irrigação nasal.
Esta visita veio de encontro as minhas expectativas e a qual vai me ser muito proveitosa para o meu futuro profissional como técnica de termalismo, teoricamente já tinha alguma visão o que me ajudou a compreender melhor o que me foi explicado.
A sensação de entrar nessa área provocou em mim um gosto nunca antes sentido é um mundo de beleza que a qualquer pessoa atrai, é o ambiente perfeito ao equilíbrio emocional causando óptimos resultados ao estado físico e psíquico.
Esta visita e ajuda de quem nos guiou veio confirmar o que há muito tempo já se sabia o termalismo é uma mais-valia na procura de novos métodos de tratamento confirmados e relatados. Esta experiência foi enriquecedora pois tive a possibilidade de complementar a parte teórica das sessões com a visualização dos equipamentos e tratamentos, assim como todo o espaço que envolve as termas e o Spa.

REFLEXÃO CRÍTICA INDIVIDUAL SOBRE AS POTENCIALIDADES DAS TIC NO CONTEXTO PROFISSONAL

Na actualidade, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Quem não tiver conhecimento das novas tecnologias de informação e comunicação (tic), não consegue integrar-se nesse mundo tão disputado. Pois, todas as empresas, hoje em dia, têm o seu serviço computadorizado.
Durante a formação, já aprendi a fazer um curriculum vitae europass, uma carta de apresentação e a responder a anúncios de emprego. Considero que estas aprendizagens ser-me-ão úteis no futuro, para arranjar um trabalho.
Nas minhas anteriores ocupações, lidei com as novas tecnologias do seguinte modo: no café, onde trabalhei, tinha a caixa registadora, onde fazia contas e fazia a caixa à noite. Para além disso, tinha DVD, televisão aparelho de som e máquina de flippers. Depois trabalhei numa escola, onde tirava fotocópias e trabalhava com a impressora.
Após ter tido as experiências que tive nestes trabalhos, senti-me mais motivada e com mais conhecimento das tic, o que me veio ajudar muito pessoalmente e contribuiu para me sentir mais preparada para o futuro, que me espera.
Hoje em dia, todos os trabalhos estão mais apoiados com as novas tecnologias. São uma ajuda nas empresas com arquivos e informação contida que ocuparia imensos espaços e contribuiria para a desorganização.
É só nos lembrarmos como era antigamente em certos sítios públicos como tribunal, segurança social…
Eram aglomerados de papel com informação contida e para procurar essa mesma informação levava imenso tempo. Hoje, através de um clique toda a informação fica logo acessível e com outra qualidade.
Concluindo, as novas tecnologias estão enraizados no mundo de uma forma resistente. São uma ajuda preciosa no mundo exigente que temos hoje. Sem elas parávamos no tempo e certos desafios com que somos confrontados no nosso dia-a-dia seriam impensáveis de serem resolvidos.