segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BARREIAS À COMUNICAÇÃO

As barreiras são interferências na comunicação que dificultam e prejudicam a eficácia comunicativa.
Quando estamos a comunicar com alguém, existem certos factores que temos de ter em conta, para que o processo comunicacional não seja prejudicado e a mensagem seja transmitida de acordo com a verdadeira intenção do seu emissor.
Alguns factores que temos de cuidar:
-Ter cuidado com a voz, pois esta é o veículo da linguagem falada e como tal, deve merecer especial atenção por parte do emissor;
-Usar vocabulário adequado, numa linguagem que interlocutor entenda (comunicar não é falar palavras difíceis);
-Respeitar a correcta pronúncia das palavras;
-Evitar usar palavras ambíguas;
-Dosar a intensidade da voz;
-Evitar erros de concordância verbal;
-Evitar erros gramaticais;
-Evitar vícios de linguagem;
-Diminuir o número de gírias;
-Observar postura e linguagem corporal;
-Demonstrar interesse e participar oportunamente da conversa;
-Não interromper o outro;
-Não mostrar indiferença e atitudes indelicadas;
-Manter contacto visual;
-Explorar a força do silêncio;
-Dar feedback.